Exigências de Deus



Mensagem do dia 26/06/2011 (Domingo/noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

“Ó homem, ele te declarou o que é bom. Por acaso o SENHOR exige de ti alguma coisa além disto: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e Andes em humildade com o teu Deus?” (Miqueias 6.8)

Introdução
Miqueias um camponês lavrador foi contemporâneo de Isaías e profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. Jotão e Ezequeias foram bons reis, mas Acaz foi mau. Miqueias estava convencido de que Judá estava caminhando para um desastre por causa dos pecados e idolatria de seus líderes. As acusações dele tem muita semelhança com as de Amós. Mas o estilo de Miqueias é ainda mais feroz e direto (Mq 3.9-12).

Como é normal nos livros dos profetas há em suas mensagens uma palavra de Acusação, mostrando os pecados e delitos; outra de Solução, mostrando o que eles deveriam fazer, ou seja se arrependerem; e por fim uma palavra de esperança, mostrando que Deus está disposto a perdoar porque Ele é misericordioso.

“Ó homem, ele te declarou o que é bom. Por acaso o SENHOR exige de ti alguma coisa além disto: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e Andes em humildade com o teu Deus?” (Miqueias 6.8)

Este é certamente, um dos versículos mais conhecidos do livro de Miqueias, ele está em contraste com a falsa religiosidade. Observe os verbos praticar, amar e andar que demonstram a natureza do pedido de Deus. E a justiça, a misericórdia e a humildade era exatamente o que estava faltando na vida do povo da época de Miqueias. E não só para eles para nós também, pensando nisso, lembrei das palavras de Jesus em Mateus 5, conhecido como as bem-aventuranças. Vejamos o que podemos aprender.

 1.     Pratiques a Justiça

Mateus 5.6: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”.

Feliz é aquele que pratica a justiça de Deus, que almeja seguir Seus preceitos, seus Princípios, Seus Caminhos. Feliz é aquele que anda corretamente, que busca ser irrepreensível, que age com a verdade e honestidade, e que é reto de coração. Estes serão fartos. 1) porque tais atitudes agradam a Deus; 2) e porque livra o homem de problemas. Andará de cabeça erguida. Estará em paz com Deus e com os homens. Não terá dívidas e nem problemas com a justiça terrena. Este será bem-aventurado, feliz.

1 João 3.7: “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo”.

®    Ser justo é marca de um filho de Deus. Praticar a Justiça é conseqüência daquele que ama a Deus.



2.     Ames a Misericórdia

Mateus 5.7 “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

Feliz é aquele que age com misericórdia porque ele entendeu que também foi alcançado pela misericórdia. É importante reconhecer que eu era digno de punição, mas Deus me amou e foi misericordioso comigo. Não aplicou sua ira sobre minha vida, mas me deu oportunidade de conhecê-Lo. Como você age com alguém que precisa de misericórdia? Você é misericordioso?

Lucas 6.36: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”.

®    Ser misericordioso é marca de um filho de Deus. Amar a Misericórdia é conseqüência daquele que já foi alcançado pela misericórdia de Deus.

3.     Andes em Humildade

Mateus 5.5 “Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra”. 

Feliz é os que andam em humildade, porque eles são capazes de reconhecer quem são diante de Deus e das pessoas. Somos servos. Servimos a Deus e ao próximo. A humildade é a mais bela roupa. Muitos se vestem da soberba, do orgulho, da prepotência, da vaidade. Esquecem-se do que é importante e essencial aos olhos de Deus. Jesus deu exemplo de humildade: Ele Se fez Homem. Ele lavou os pés dos discípulos. Ele veio para servir e não ser servido.


Tiago 4.6: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

®    Ser humilde é marca de um filho de Deus. Andar em Humildade é imitar aquele que deu o maior exemplo de humildade, Jesus Cristo.

1.     Pratiques a Justiça
2.     Ames a Misericórdia
3.     Andes em Humildade

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...